Nova Linha MB

Nova Linha MB


A Mercedes-Benz está lançando sua nova linha de caminhões Atego, formada pelos modelos médios e semipesados, 4x2, da marca Mercedes-Benz, com uma cabina completamente nova e moderna e com a maior plataforma de carga desses segmentos. Após atualizar e inovar sua linha de caminhões leves, com o lançamento do caminhão Accelo, em maio do ano passado, a empresa está agora trazendo para o mercado de médios e semipesados uma linha inédita de caminhões.

Os cinco novos caminhões da linha Atego são os modelos 1315, 1418, 1518, 1718 e 1725, que incorporam o conceito de produtos mundiais da marca. Os veículos já estão sendo comercializados no Brasil a partir de setembro e fazem parte da nova linha Atego, produzida pela DaimlerChrysler AG, na Alemanha, que será apresentada no mercado Europeu, durante o Salão de Hannover deste ano.

A nova linha, desenvolvida para gerar soluções em aplicações urbanas e rodoviárias de curtas e médias distâncias, oferece o mesmo nível tecnológico encontrado nos produtos Mercedes-Benz na Europa. Os produtos foram projetados e testados para as severas exigências do transporte brasileiro, representando uma clara demonstração da capacidade da marca em disponibilizar rapidamente no País e no mercado latino-americano os mais avançados e modernos veículos.

Maior variedade de produtos

A linha Atego revoluciona a gama de caminhões da marca, aumentando a oferta de produtos em comparação à linha anterior. De acordo com Gero Herrmann, presidente da DaimlerChrysler do Brasil, "o Atego traz um conceito único de flexibilidade, que além de inovar com três opções de cabinas: standard, estendida e leito, oferece quatro variações de entreeixos, permitindo ao transportador escolher o melhor produto para sua aplicação."

Os novos caminhões podem receber os mais variados tipos de implementos disponíveis do mercado, sendo os principais baú de alumínio, carroçaria aberta de madeira, furgão frigorífico, sider e carroçarias de bebidas, além daqueles para atender aplicações específicas como tanque de combustível, tanque de água, báscula poliguindaste e baú romeu-e-julieta.

 

Suas principais aplicações são transporte de bebidas; eletrodomésticos; móveis; cerealistas; operadores logísticos; hortifrutigranjeiros; frigoríficos; distribuídoras de água; produtos químicos; material de construção; empresas operadoras na coleta de lixo e entulho; serviços gerais do transporte nas prefeituras; além dos autônomos.

 

Com a chegada dos caminhões Atego, a marca Mercedes-Benz está introduzindo um produto atualizado, em paridade com a qualidade encontrada nos veículos europeus e capaz de atender qualquer necessidade exigida pelo mercado.

 

O conceito que orientou o desenvolvimento dos Atego privilegiou o conforto dos ocupantes, maximizando o espaço interno das cabinas avançadas. Os novos modelos podem receber as cabinas standard, estendida e leito, propiciando aos frotistas e transportadores autônomos encontrar em cada configuração soluções inteligentes que facilitam as operações do transporte. Todos os modelos podem ainda ser equipados com quatro variações de entreeixos: 3.560, 4.160, 4.760 e 5.360 milímetros.

 

De acordo com Gilson Mansur, diretor de Vendas de Veículos Comerciais para o Mercado Interno da DaimlerChrysler do Brasil, "a linha de caminhões Atego amplia o conforto para os usuários, além de proporcionar a maior capacidade de carga e de comprimento de carroçarias nas categorias de médios e semipesados, garantindo para o cliente a melhor rentabilidade para seu negócio."

 

Motores de alto desempenho

 

A linha Atego está equipada com os motores eletrônicos de 4 e 6 cilindros. Além de mais de 6 anos de experiência, rede de concessionários treinada e grande aceitação do mercado, os motores da marca Mercedes-Benz antecipam a legislação Proconve P-5, equivalente aos limites de emissões de gases estabelecidos pela norma européia, Euro III, que será obrigatória a partir de janeiro de 2006. Esses propulsores são reconhecidamente econômicos, confiáveis e capazes de proporcionar o desempenho adequado às suas aplicações.ndicados para o setor de distribuição urbana, os novos médios 1315 e 1418, estão equipados com o reconhecido motor eletrônico OM 904 LA de 4 cilindros. A motorização do 1315 possui 150 cv a 2. 200 rpm e torque de 59 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm, e o 1418 conta com 177 cv a 2.200 rpm e torque de 69 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm. Os motores propiciam reduzido consumo de combustível e agilidade para operar no pesado trânsito das grandes cidades.

Projetados para aplicações rodoviárias de curtas e médias distâncias, os semipesados 1518, 1718 e 1725 chegam ao mercado complementando as versões 4X2 oferecidas pela marca Mercedes-Benz. Os dois primeiros são equipados com o mesmo motor de 4 cilindros de 177 cavalos. Já o 1725 vem com motor de 6 cilindros com 245 cv a 2.200 rpm e alto torque em baixa rotação, 92 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm.

 

Caminhões de acordo com a necessidade do cliente

 

Com o propósito de atender todas às exigências do setor de transportes, todos os modelos Atego podem ser configurados de acordo com o pedido do cliente, entre três opções de cabinas e quatro de entreeixos.

O conceito de flexibilidade presente na nova linha propicia ao cliente escolher a configuração do produto ideal para o seu trabalho, minimizando as intervenções dos implementadores. Com os Atego, os transportadores podem contar com agilidade, segurança e garantia, além de maior rentabilidade.

Os veículos Atego possuem quadro de chassi segmentado e pré-furado, facilitando a implementação de carroçarias. O conforto e a estabilidade ao rodar são garantidos por um conjunto de suspensão composto de molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras tanto na suspensão dianteira e traseira.

 

Os principais componentes do caminhão Atego, como cabina, motor, câmbio e eixos são produzidos pela própria marca, garantindo qualidade e confiabilidade para o cliente.

 

 

 

Modernidade, conforto e segurança

 

Os caminhões Atego são produtos mundiais da marca Mercedes-Benz. A primeira geração do modelo surgiu em 1998, na Alemanha, e está presente em diversos mercados. Eles foram desenvolvidos para atender as mais variadas necessidades do transporte. Suas características estão baseadas no conforto, segurança e inovações tecnológicas para que proporcionem baixos custos operacionais em quaisquer de suas aplicações.

 

Os conceitos que nortearam o desenvolvimento das cabinas recriaram o ambiente de trabalho. O interior oferece amplo espaço e conforto, atributos que reduzem sobremaneira a fadiga dos ocupantes, influindo diretamente na segurança e na produtividade do negócio.

A nova linha incorpora os mesmos avanços tecnológicos presentes nos veículos que rodam na Europa, sendo adequados para atender às exigências do continente sul-americano. Os novos caminhões são capazes de interagir com o motorista. O painel do caminhão Atego disponibiliza todas as informações vitais de funcionamento do veículo.

 

Além do check-control, luzes de emergência e indicações de desgaste, o modelo conta com a diagnose on board, um display digital que pode informar eventuais irregularidades do veículo. O sistema está capacitado para indicar até 600 itens.

 

Com esse recurso, o operador tem condições de diagnosticar rapidamente, por meio das informações disponíveis no painel, qualquer irregularidade através da lista de códigos disponível no manual do veículo. Dessa forma, ele garante manutenção mais rápida, gerando maior tempo de disponibilidade do caminhão em suas operações e maior rentabilidade para os clientes, sem gastos com aparelhos de diagnósticos.